biblioteca Anna Apparecida Bariane Amianti foi inaugurada em janeiro de 2014, com o objetivo de ser um departamento sólido de ensino e pesquisa para os alunos.

A Biblioteca ocupa uma área de 170 m² e possui um acervo com mais de 3 mil títulos. O conteúdo bibliográfico atende os mais diversos ramos do conhecimento: exatas, humanas e biológicas.

Além disso, a biblioteca conta com computadores ligados em rede, salas de estudo em grupo, mesas para realização de atividades e baias de estudos individuais.

1- NÃO SOU ALUNO POSSO FREQUENTAR A BIBLIOTECA?

Não, o uso é exclusivo para os alunos do Renil centro Educacional.

2- OUTRA PESSOA PODE DEVOLVER O LIVRO EMPRESTADO POR MIM?

Sim. A devolução poderá ser feita pelo usuário cadastrado ou por terceiros, ainda que sem apresentação de documento de identificação. A devolução feita por terceiros com prazo vencido, no entanto, não isentara o titular da sanção prevista.

3- EM CASO DE PERDA OU EXTRAVIO DOS LIVROS EMPRESTADOS, COMO DEVO PROCEDER?

Em caso de perda, extravio ou dano é necessário comunicar imediatamente a biblioteca, assim o bibliotecário informará os procedimentos a serem tomados. Outro livro deverá ser providenciado para substituição do livro extraviado.

4- QUAIS OS DOCUMENTOS SÃO ACEITOS PARA EFETUAR O EMPRÉSTIMO DE LIVROS?

Os documentos aceitos para efetuar o empréstimo são:

– Carteirinha da instituição do Renil Centro Educacional;
– Carteira de Identificação – RG;
– Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

6- QUAL O PRAZO DE DEVOLUÇÃO?

O prazo mínimo e de 7 (sete) dias corridos, conforme as diferentes modalidades, especificados por categorias de usuários. Confira no comprovante de empréstimo a data da devolução e a sua categoria.

7- COMO FUNCIONA A DEVOLUÇÃO?

A devolução se efetiva mediante a entrega dos materiais no balcão de empréstimo e as respectivas baixas do material no sistema informatizado. Não é Permitido deixar o material sobre o balcão de atendimento, pois até a conclusão do processo, o usuário será responsável pelo material emprestado.

8- COMO FAÇO PARA RENOVAR OS LIVROS EMPRESTADOS?

O empréstimo pode ser renovado pelo usuário desde que não esteja em atraso e que não haja solicitação de reserva. O limite de renovação é de 3 (três) vezes para cada item emprestado. A renovação deve efetuada pessoalmente no balcão de empréstimo.

9- COMO FAÇO PARA RESERVAR UM LIVRO EMPRESTADO?

A reserva é nominal e deve ser feita no balcão de empréstimo.

10- HÁ LIMITE DE RESERVA?

O limite de reserva é de 2 (dois) itens por usuário.

11- QUAL O PRAZO PARA RETIRAR AS RESERVAS?

A reserva obedece a ordem cronologia de solicitações. Quando do retorno da obra reservada a biblioteca, esta ficará disponível para o primeiro usuário da lista pelo prazo de 24 (vinte quatro) horas após a devolução.

12- EXISTE PUNIÇÃO QUANDO DEVOLVO UM LIVRO OU OUTROS ITENS COM ATRASO?

A punição por devolver com atraso os itens emprestados é na forma de multa. A multa é gerada por quantidade de livros e por dias de atraso.